COMO FUNCIONA
Processo de Avaliação
Em todos os níveis de ensino, o processo de avaliação é feito para que os professores possam diagnosticar os conteúdos, competências e habilidades dos quais cada aluno se apropriou, aprendeu, desenvolveu. De posse deste diagnóstico, os docentes podem propor e executar intervenções no sentido de desenvolver e reforçar aquilo que ainda não foi dominado. Por outro lado, funcionam para sinalizar os componentes nos quais os alunos devem se esforçar para obter melhores resultados, ou continuar com o bom desempenho.
No Cesi Zona Sul os resultados das avaliações são expressos bimestralmente, pois acreditamos que a menor periodicidade com que os alunos se submetem às avaliações gera melhores resultados, na medida em que os discentes possuem menor quantidade de conteúdos acumulados para a obtenção de cada média. Por outro lado, cremos que as avaliações bimestrais possibilitam às famílias um melhor acompanhamento sobre o desempenho escolar de seus filhos, pois a Escola oferece 4 médias durante o ano, e não apenas 2 ou 3 como em outras escolas.
No 1º e 2º anos do Ensino Fundamental os resultados são expressos em pareceres emitidos em relação a diversos aspectos de cada componente curricular. No 2º ano já existe a promoção ou retenção no ano, conforme o desenvolvimento de cada criança. Do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio, os resultados bimestrais são expressos por notas graduadas de 0 (zero) a 100 (cem) em cada componente curricular. Existe promoção e retenção em cada um dos anos ou séries
Médias bimestrais
Para obtenção da média do bimestre em cada disciplina, 70 pontos devem ser obtidos através de avaliações em aula e 30 pontos através de trabalhos escolares, possibilitando assim que a média varie de 0 a 100. No Novo Ensino Médio as notas são obtidas através da realização de trabalhos e práticas que objetivam concretizar as vivências desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento.
Recuperação Bimestral
RECUPERAÇÃO
Na eventualidade do aluno não obter a média 70 em uma disciplina em qualquer dos bimestres, são oferecidas oportunidades de recuperação. Em semanas reservadas para este fim, ao final do bimestre, são realizadas as avaliações conforme calendário escolar e cronograma de provas.
*Observações importantes:
1) Mesmo com média igual ou superior a 70, qualquer aluno pode realizar atividades de recuperação bimestral a fim de elevar suas médias. Os resultados obtidos na recuperação somente substituem os obtidos no bimestre se forem superiores, isto é, valem as notas mais altas.
2) As atividades de recuperação, apenas possibilitam rever resultados obtidos nas provas, não sendo possível recuperar notas obtidas em trabalhos.
3) Avaliações de recuperação são elaboradas para avaliar todo o conteúdo do bimestre, e não apenas o da primeira ou o da segunda prova.
Passar por média
MÉDIA
- Para ser promovido de ano/série o aluno precisa somar, no mínimo, 280 pontos em cada componente curricular, sendo que a nota mínima a ser obtida no 4º bimestre, em cada componente, é 70. Além da nota é necessária uma frequência mínima de 75% nas aulas do ano. Observa-se que não adianta obter 280 pontos ou mais no componente curricular, sem que a nota do 4º bimestre seja igual ou maior que 70. Neste caso, o aluno deverá realizar exame final.
Exame final
FINAL
- Deverá fazer Exame Final o aluno que não somar 280 pontos em cada componente no ano, e/ou que não obtiver, no mínimo, 70 pontos no 4º bimestre. Nesse caso, se obtém a média anual do aluno pela soma das médias bimestrais dividido por 4. Constatada a necessidade de se submeter ao exame final, o aproveitamento mínimo para aprovação será obtido pela conjugação dos dois critérios abaixo elencados:
1) Obter, no mínimo, nota 50 em cada exame realizado;
2) No caso da média anual ser menor do que 50 pontos, obter nota que somada à média anual dê o resultado de, no mínimo, 50 pontos quando dividida por 2 (dois).