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CESI ZONA SUL

Guia Escolar do CESI

A Escola Cesi – Zona Sul se esforça para garantir uma ótima qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, estabelecemos algumas regras de comportamento e disciplina dentro do ambiente escolar. Seguir essas normas é essencial para minimizar o estresse que pode surgir devido a diferenças culturais e familiares, promovendo a convivência pacífica e respeitosa entre todos os envolvidos.

Tudo o que você precisa saber

No turno da manhã as aulas iniciam às 07h30min para todas as turmas. Não será permitido o ingresso de estudantes no primeiro período após às 07h40min. Os atrasados devem dirigir-se ao Setor de Disciplina da Escola, que fará o registro do atraso, e aguardar até o 2º período letivo (8h20min).

    Não será permitida a entrada de estudantes na Escola após as 08h20min, quando inicia o segundo período letivo. Quem chegar após este horário deve retornar para casa, salvo apresentação de atestado médico referente ao dia do atraso.

    Haverá tolerância de três atrasos por mês, sendo que no terceiro o estudante levará comunicado aos pais ou responsáveis, que deverá retornar assinado no dia seguinte, observando que no próximo atraso a consequência será o estudante não acessar a sala de aulas, sendo atendido em sala específica para Suspensão Assistida. Após, reinicia-se o ciclo de controle de atrasos.

        Observação: O estudante que não trouxer o comunicado devidamente assinado no dia seguinte, não assistirá aula, devendo retornar para casa.

No turno da tarde as aulas iniciam às 13h20min para todas as turmas. Neste momento, os estudantes que já devem estar no pátio, devem se dirigir, em fila, para a sala de aulas. Em todo este processo os estudantes são monitorados e assessorados pelos profissionais da Escola.

    Por tratar-se de crianças menores, que normalmente são acompanhadas pelos responsáveis para virem até a Escola, não estão previstas medidas educativas de caráter restritivo de acesso aos estudantes deste turno. No entanto, chamamos a atenção dos responsáveis que o respeito pelos horários de início e término das atividades é fundamental para o bom andamento das aulas. Assim, uma vez percebido pela Escola a constância do atraso e/ou da saída antecipada de alguma criança, os responsáveis poderão ser chamados para que os horários sejam ajustados.

PROCEDIMENTO DE SAÍDA DA ESCOLA

Estudantes do turno da manhã estão automaticamente autorizados a sair no término do turno letivo, salvo pedido em contrário feito por escrito pelos responsáveis na Coordenação de Disciplina.

  No turno da tarde, ao término das atividades, às 17h20min para os 1ºs e 2ºs anos, e às 17h30min para os demais (3ºs, 4ºs e 5ºs anos), os responsáveis devem aguardar que os estudantes desçam acompanhados pela Professora. As crianças serão entregues aos responsáveis no corredor coberto da Escola.

  A Escola permite que apenas pessoas autorizadas retirem as crianças. Situações de exceção devem ser autorizadas pelos responsáveis através de contato telefônico com a Secretaria da Escola, juntamente com autorização escrita na qual deve constar o motivo e assinatura do responsável.

  Saídas antecipadas devem ser evitadas, só sendo utilizadas em casos de extrema necessidade. Nestes casos, a criança deve ser retirada antes das 17 horas. Observa-se que não é possível a retirada de crianças durante os períodos de recreio.

CUIDADO COM MATERIAIS E PERCENCES

 A Escola não se responsabiliza pelos pertences que os alunos trazem. Porém, se trouxerem, existem medidas que diminuem o risco de extravio, tais como: identificação clara com o nome do aluno nos pertences, evitar o uso de jóias, pulseiras, cordões, eletrônicos e quaisquer objetos de valor.

  O uso de celulares SOMENTE é permitido mediante a solicitação do Professor, para fins pedagógicos. Em 2023 , nas salas de aula, os celulares DEVEM permanecer guardados e não visíveis, não podendo ficar expostos. Nesta hipótese, será solicitado que seja guardado. Na reincidência o mesmo poderá ser retirado. Na primeira vez, será devolvido ao estudante no final do turno. Havendo reincidência, será devolvido apenas aos responsáveis.

LANCHE DO TURNO DA TARDE

Estudantes de 1º e 2º anos: As famílias que quiserem adquirir lanche na Cantina da Escola deverão fazê-lo antes do horário do início das aulas. Os responsáveis pela Cantina entregarão os lanches aos estudantes em sala de aula, no horário adequado.

 Estudantes de 3º ano: Comprarão os lanches diretamente na Cantina, sendo acompanhados pelos monitores.

 Estudantes de 4º e 5º anos: Irão fazer a compra de seus próprios lanches, individualmente, no horário do recreio.

FALTAS

A assiduidade é importante, não só para o aproveitamento do estudante, como também é uma condição legal para a aprovação. O educando deverá cumprir, no mínimo, 75% da frequência anual.

    Havendo a ocorrência de falta em dia de realização de avaliações, o estudante ou seu responsável deve encaminhar à Secretaria o correspondente atestado médico dentro do prazo máximo de 02 dias úteis após o retorno do aluno às aulas. A não observação deste prazo desobriga a Escola da realização de avaliações e/ou atividades não realizadas..

   Na hipótese de o estudante ter se afastado sem visita ao médico, os responsáveis devem comunicar o fato e por meio de requerimento na Secretaria da Escola e solicitar a realização das avaliações. Em hipótese alguma será permitida a realização de atividade avaliativa a estudante que não apresentar atestado médico, ou sem que haja uma intervenção de seus responsáveis por meio de requerimento junto à Secretaria da Escola. Uma vez que haja autorização para realizar a avaliação, a mesma será realizada no dia e horário da recuperação do bimestre. Na hipótese de o estudante não atingir a nota necessária, haverá a marcação de data especial a ser definida conjuntamente pelo estudante e Coordenação pedagógica.

    Observação: Estudantes que realizarem avaliações fora de data deverão procurar o (a) respectivo Professor da disciplina para receber suas notas. O prazo para que o Professor divulgue o resultado é de 7 dias úteis.

UNIFORME

 O uso do uniforme é obrigatório. Não será permitido o ingresso ou permanência do estudante que ostensivamente estiver sem o uniforme em sala de aulas.

    Assim, os responsáveis serão contatados para que tragam o respectivo uniforme ou autorizem o retorno do estudante para casa.

    O estudante que não estiver com o uniforme completo terá este fato registrado pelo Setor de Disciplina. Há 03 tolerâncias bimestrais para esta ocorrência. Ultrapassado este limite, o estudante não poderá acessar a sala de aulas sem estar uniformizado.

    Não será permitida a prática de Ed. Física a estudantes que não estejam com o uniforme escolar exigido para atividades físicas / esportivas.

    No turno da tarde o uniforme é completo. No turno da manhã, de acordo com as orientações abaixo:

  1. Calça e bermuda são permitidas, desde que não sejam de cores chamativas;
  2. Bermuda deve ser na altura do joelho;
  3. Só será permitido usar agasalho sobre os da Escola quando o estudante já estiver com camiseta e casaco da Escola.

COMPORTAMENTO E ATITUDE EM SALA DE AULA

Para que as aulas funcionem adequadamente, os estudantes devem observar as seguintes normas:

  1. Aguardar na sala a troca de professores, pois não há intervalo entre as aulas;
  2. O estudante tem obrigação de trazer comunicados recebidos devidamente assinados no dia seguinte;
  3. Colaborar e cuidar para que a sala de aula e outras dependências escolares sejam mantidas limpas e em ordem. Ocorrendo desordem na sala de aula, os estudantes envolvidos, juntamente com o Professor responsável, serão convidados a organizar o ambiente;
  4. Ter e manter sempre disponível a agenda escolar, livro texto e todo o material individual necessário como canetas, cadernos, lápis, borrachas etc.
  5. Participar ativamente das aulas: Ouvir o professor com atenção, anotar e expor suas dúvidas. Exercícios, trabalhos, pesquisas e deveres de casa objetivam o melhor desempenho do estudante e são atividades obrigatórias;
  6. Quando faltar, deve informar-se com os colegas e/ou professores sobre o conteúdo, tarefas e demais atividades que ocorreram;

Ações não Permitidas

FAÇA PARTE

  1. Em aula, interromper os professores durante as explicações. Se necessitar esclarecer alguma dúvida, fazer algum comentário ou oferecer alguma participação, levante o braço, de forma a ser notado pelo professor. Assim que possível, ele lhe dará a palavra;
  2. Utilizar equipamentos eletrônicos em sala de aula, ESPECIALMENTE CELULARES, exceto quando autorizado pelo Professor;
  3. Fazer gravações de qualquer natureza, principalmente, em sala de aula, sem prévia autorização da direção;
  4. Usar óculos de lentes escuras na sala de aula e demais dependências;
  5. Proibido qualquer tipo de alimentação, exceto água, em ambientes fechados da escola;
  6. Entrar ou sair da sala de aula sem a autorização do professor;
  7. Em aula, sair de seu lugar sem a autorização do professor;
  8. Sair da Escola sem a autorização da Coordenação de disciplina;
  9. Entrar em recintos da Escola sem autorização;
  10. Fumar, usar ou promover o uso de qualquer tipo de drogas e/ou bebidas alcoólicas na Escola ou em suas redondezas;
  11. Manifestações próprias de namoro como beijo na boca e sentar no colo, entre outras, não são cabíveis no ambiente escolar;
  12. Incentivar ou participar de brigas dentro ou nas proximidades da Escola, portar ou fazer uso de quaisquer objetos que ameacem a integridade física ou moral do próprio estudante ou de terceiros;
  13. Praticar qualquer tipo de bullying, inclusive o virtual;
  14. Desrespeitar professores, funcionários administrativos e pedagógicos, bem como quaisquer outros servidores da Escola;
  15. Danificar mobiliário ou instalações da Escola;
  16. Distribuir folhetos ou impressos de qualquer natureza sem prévia autorização da direção;
  17. Permanecer nas dependências da Escola, fora de seu turno, sem atividades escolares para realizar.
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